![]() |
Imagem da Folha. |
Na onda das pulseiras, crianças e adolescentes, compram, fazem e colecionam pulseiras de elástico. Acha que é coisa só de criança? Não são apenas meninos e meninas, as pulseiras são tão ecléticas que até celebridades como Julia Roberts, o casal real Kate e William e o Papa Francisco aderiram à onda.
E não são só pulseira não, os elásticos são muito versáteis. Tem lacinho, chaveiro, gorro, case de celular, roupas e pode decorar canetas, óculos e havaianas. E aliás, são muitas maneiras de se fazer as pulseiras e muitos apetrechos para isso, pode usar até garfo. A criançada aprende com os amigos ou assiste os tutoriais pelo YouTube. A Barbie, que está em alta, não perdeu a oportunidade e arrumou uns modelitos.
Os elásticos originais são da marca americana Rainbow Loom e por aqui podem ser comprados no e-commerce, não testei o site, mas o frete é caro, compensa juntar encomendas para dividir. A Estrela comercializa um kit chamado Fábrica de pulseiras. Existem outras opções comercializadas em bancas e camelôs, mas é preciso ter cuidado, setembro passado, a Proteste mandou recolher os elásticos falsificados do mercado. As falsificações podem conter chumbo ou outras substâncias prejudiciais a saúde. Neste link há informações (em inglês) sobre as falsificações, suas diferenças e perigos.
Eu não faço, mas tenho meu artesão. Ele aprende na escola, na internet e eu o ajudo a procurar material em inglês.