Desde pequena gosto de história, na verdade história antiga, era fascinada pelas civilizações e a minha paixão era o Egito. A lista de lugares que eu gostaria de conhecer é interminável, mas o Egito era algo meio platônico. Quando fui morar em Londres por uma curta temporada eu estipulei alguns lugares que queria visitar e o Egito era o primeiro da lista. Já faz alguns anos, fui em 2009, era carnaval, o melhor de todos, nem lembrei que era carnaval.
As Grandes Pirâmides são vistas de vários pontos do Cairo. |
Egito foi o primeiro pacote de viagem que comprei na vida e recomendo muito que façam o mesmo, especialmente mulheres. A situação por lá já mudou muito, mas enquanto planejava a viagem, um amigo que foi anos antes disse que era melhor ir acompanhada por um homem; fui sozinha e ouvi na rua "Quantos camelos para casar com você?". Mesmo se você não for mulher deve comprar o pacote, já ouvi de homem que foi por conta que detestou e passou por algumas situações, principalmente relacionadas à abordagem dos egípcios, eu não passei por isso.
Dahab. |
Eu fiz o pacote de 9 dias, mas gostaria de ter ficado 15 para mergulhar em Dahab, recomendo que vá ao litoral, lá, em Sharm el-Sheik ou onde preferir. Chegue antes ou fique mais e vá a Alexandria, eu não pude por conta da minha mala que foi extraviada. Alexandria era a cidade de Cleopatra, muito de seu reinado foi parar no fundo do mar e foi recentemente trazido à tona. Visite o Museu das Joias Reais, a Biblioteca, a Fortaleza de Qaitbey, as Catacumbas de Kom el Shoqafa, o Palácio Al-Montazah, o Anfiteatro Romano, as mesquitas e os mercados, especialmente o de peixe. A cidade é um ótimo lugar para se comprar couro e tem uma ótima culinária.
Alexandria. |
A música diz que Nova York é a cidade que nunca dorme, mas algumas das verdadeiras cidades que nunca dormem estão nessa região, como Cairo e Alexandria, a segunda maior cidade do país.
Alexandria. |
Cairo: estava meio Cleopatra nessa fase. |
Fique atento, eu deixei meus perfumes para colocar por último na mala e acabei esquecendo e eles não foram devolvidos pelo hotel, precisei comprar de novo, mas o guia providenciou tudo e foi entregue direto no hotel. Mais um motivo para ter uma mala de mão ou extra para compras.
O trânsito é caótico, pude ver no dia em que passei tentando comprar algo, nem pense em alugar um carro. Os transportes costumam atrasar, nos trens há homens armados para proteção e quando se vai ao deserto a saída é feita em comboio e escoltada pela polícia. Atenção com o oásis também, dependendo do que escolher pode não ser muito fácil de chegar. Siuá é uma opção interessante, a região que já foi oceano e tem fósseis de conchas, também já abrigou o oráculo de Amon, com direito a templo.
Oásis de Siuá. |
Há sinalizações à Meca por todo lado e os sinos que indicam a hora de rezar dos muçulmanos. Na última noite o pessoal queria sair, se me recordo bem o guia deu algumas sugestões e disse que não era seguro sairmos sozinho, mais um motivo para se ter um guia. Concluindo,é como se eu sempre quisesse ter conhecido o Egito; não me desapontei nenhum pouco, pelo contrário, fiquei mais apaixonada, é um lugar fantástico, recomendo! Confira o post com a ficha técnica do Egito, mais detalhes sobre o pacote aqui e as considerações finais.
Ameeeei seu blog! Sempre tive muita vontade de conhecer o Egito, e agora estou fazendo um trabalho pra faculdade e suas dicas são perfeitas para eu citar lá! Também tenho um blog, e espero poder contar minha experiência no Egito um dia lá. www.idadedossonhos.com.br Beijoss
ResponderExcluirOi, que bom, sim sonhe e colecione dicas que você chega lá! Bjk
Excluir