17/02/2015

A Vida Secreta de Fidel

Habana Vieja, imagem de oiblog.

A dica do circuito cultural de hoje é o livro A vida secreta de Fidel. Eu amo viajar, conhecer novas culturas e fiquei apaixonada por Cuba. Apesar de falarem que há cubanos malandros, jineteros; eu gostei do povo, simpático e alegre. Mau caráter existe em qualquer lugar, turista é engando no Rio, na Argentina e em outros destinos. Não deixa de ser questão de sobrevivência, você precisa compreender a realidade deles.

Cayo Piedra, imagem de hlucas.

O país vive uma realidade muito dura, enquanto se exalta a Revolução, o país está ruindo e o povo tem que ser muito artista para sobreviver. O mesmo não se pode dizer de Fidel que posa de homem simples e austero, afirma ter apenas uma cabana de pescador e receber 900 pesos por mês, quando na realidade vive no luxo, luxo maior do que muitos outros chefes de Estado. Inescrupuloso, capaz de tudo para manter a sua imagem; possui um total de 20 casas e uma ilha particular (não é Cuba). Dono das mais diversas manias como mandar confeccionar suas botas sob medida, na Itália e levar sua cama desmontada em suas viagens.

Imagem do ig.

Cuba virou assunto por aqui depois do programa mais médicos, o que tenho a dizer sobre o assunto é que em Cuba um vendedor de cachorro quente pode ganhar mais do que um médico, porque ele tem autorização para receber em CUCs, que vale bem mais do que os CUPs dos cubanos. Os cubanos precisam ser artistas para viver e para fugir de lá; fogem em engenhocas e embarcações digamos, criativas.  Não é interessante que tenham barcos, pois podem fugir, por isso a pesca não é muito estimulada, o governo que já vigia a todos, vigia ainda mais quem acha que pode fugir. As pessoas tentam de tudo para fugir, até prancha de windsurf.

Imagem da Veja.

O livro relata outros fatos insólitos como o fato de Fidel ter um delfinário para diversão dos netos e cada membro da família do ditador ter a sua própria vaca leiteira. A capa tem uma caricatura de Fidel de perfil e ao andar com o livro por aí pensaram que eu era comunista ou algo semelhante, mas eu explicava que se tratava sob a verdadeira realidade de Fidel.


Interessou pelo assunto, nesse blog há outros livros sobre a realidade cubana. Há ainda o Geración Y, com direito a versão em português, blog de Yoani Sánchez, que mesmo com fraude de seguidores é famoso. Pretende visitar a ilha, verifique os posts sobre Cuba, Varaderoo que fazer e onde comer em Havana. Ah, sim, comprei o meu livro na Amazon, não ganho nada com isso, mas recomendo. Verifique também os outros posts do circuito de carnaval sobre o filme Medianeras, As vantagens de ser invisível, as aventuras de Becky Bloom e o combo de exposições.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©