24/02/2015

Couscous marroquino

Imagem de gopixpic.

Que tal variar de carboidrato e fazer um couscous marroquino? A versão tradicional é como a imagem acima, mas como estou me sentindo Claude no Que Marravilha Revanche, vou ensinar maneiras para deixar o prato a seu gosto. Mas antes, vou contar um pouco mais sobre o couscous.

Imagem de Rouxbe.

O couscous surgiu na região do Magreb e há registros dele antes de Cristo; é feito a partir da sêmola do trigo e tem esse nome devido ao som que emite durante o cozimento. Existem algumas variedades no tamanho dos grãos e nos próprios grãos, que podem ser integrais.


O couscous pode ser feito da maneira que você quiser, pode ser uma entrada, um acompanhamento ou até um prato principal, conforme os ingredientes. Ele não tem gosto então o tempero é que manda. Gosta de um tempero brasileiro; use um azeite de dendê e dedo de moça; quer um tempero oriental, use óleo de gergelim e gengibre, um tempero mais exótico tente açafrão, páprica, mostarda ou curry. Os ingredientes podem ser desde carnes, aves e frutos do mar, legumes e oleagianosas. Ele pode ser usado para rechear legumes como beringela, abobrinha, um peixe ou uma ave. Confira algumas ideias para se inspirar.


Ele também pode ser doce, coloque damascos, tâmaras, romã, passas, mel, canela, cravo em pó, nozes, pistache, castanha de caju ou do pará, teste alguns sabores brasileiros como um melado, ou frutas tropicais. Ele pode funcionar como cereal, tapioca ou uma paçoca enriquecida


O couscous não precisa ser cozido, pode ser somente hidratado, atenção na quantidade do líquido: pouco ele fica seco e muito empapa, confira o que diz a embalagem e pode acrescentar um pouquinho mais. Enquanto ele hidrata vá mexendo para ficar soltinho. Fica ótimo hidratado com algum caldo, mas também pode ser refogado, nesse caso hidrate apenas parcialmente. Aqui algumas versões que eu faço um com pegada oriental. 


E o royal, que é super tradicional e urso com legumes picados grosseiramente e pedaços de carnes e/ou linguiças inteiras, proporcionam uma apresentação interessante, mas não é muito prático de comer. No meu é tudo bem picadinho, escolham o seu e bon appétit!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©