24/05/2015

A saga do pudim... de pinhão

Esse post é especial para quem não gosta de fazer pudim. A natureza é sábia; eu não gosto de caramelo e nunca gostei muito de pudim então nunca me interessei em fazer. Acho banho maria muito chato, além disso é meio arriscado e demora. Como estou aqui no festival do pinhão resolvi começar com um pudim de pinhão e fazer um teste. Assei em banho maria e no micro-ondas, confira o resultado.


Pudim é uma sobremesa simples, mas cheia de pegadinhas como os furos e a calda, mas não se preocupe existe um jeito mais fácil e rápido de fazer: no micro-ondas. O bom é que você pode fazer tudo no mesmo recipiente (confira o vídeo) e o melhor é de vidro. Seja lá qual for o pudim que pretende fazer a receita básica é:

1 leite condensado
leite (2 medidas de leite condensado)
4 ovos

Bater tudo no liquidificador. Se quiser fazer o de pinhão você adiciona entre 300 g de pinhão triturado e pode colocar mais 100 g de oleaginosas, usei nozes. Outro modo de usar o pinhão é metade triturado e metade farinha. Basta misturar o pinhão e as oleaginosas no líquido. Dica do caramelo, o segredo é colocar o líquido com ele ainda quente. Fiz com leite desnatado e açúcar demerara e deu certo, mas pudim de leite não fica bom com desnatado. Para desenformar é mais fácil quente. 



Sobre o teste, o pudim do micro deixei com o caramelo mais claro, esse ficou branquinho e demorou um pouco para cozinhar porque a forma era funda. O do forno desisti e terminei de assar no micro, foi muito rápido e esse ficou com caramelo mais escuro e por isso mais corado. Ambos ficaram furadinhos, sem calda (pouco caramelo). O do forno além de ficar um pouco seco,  demorou e me estressou porque o forno balança para abrir e fechar e lá se foi água inundando a cozinha. Para quem gosta de calda, você sempre pode fazer a calda de caramelo e colocar depois de pronto (há quem use a calda ao invés do caramelo). Conclusão: faça no micro, é mais rápido, suja menos louça e a cozinha.





Assim, até que para quem não é lá fã de pudim estou sabendo bastante. Outra maneira interessante de fazer é na panela elétrica. E para quem gosta muito de pudim você pode fazer até pudim de caneca, bon appétit!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©