14/09/2014

Nutrição ayurvédica

Imagem do blog

Pensando numa dieta e em mudar um pouco a alimentação comprei o livro O sabor da harmonia: receitas ayurvédicas para o bem-estar. A história da autora é algo que se destaca, aos 24 anos, foi diagnosticada com esclerose múltipla e estava perdendo a vista e os movimentos. Em busca da cura, Laura Pires embarcou para a Índia e tratou-se numa clínica ayurvédica.
  
O livro procura mostrar como o que comemos afeta nosso bem-estar e propõe a nutrição saudável baseada nos conceitos ayurvédicos como prevenção para os males. As receitas ayurvédicas são parte desta medicina e elas devem conter os 6 sabores: picante, ácido, amargo, salgado, adstringente e doce. Isso pode ser conseguido através dos próprios alimentos e da adição de especiarias, ervas, cereais e óleos.

A nutrição ayurvédica fundamenta-se nos 7 perfis básicos: Vatta, Pitta, Kapha e as combinações entre eles. Cada perfil tem características distintas e é possível descobrir o seu através de um questionário no livro. De acordo, com o seu perfil é indicado o que comer, o que evitar e o que comer com moderação.

A autora aborda o vegetarianismo; os estimulantes como café e chocolate; os alimentos que não existem como glutamato monossódico e alimentos transgênicos; o sabor, a potência e o efeito pós-digestivo dos alimentos; as especiarias e os óleos. Na segunda parte ela oferece uma lista de alimentos de acordo com o perfil, cardápios e receitas.


Comprei no Submarino R$20.

O livro é lindo, tem leitura fácil e rápida e a maioria dos conceitos fazem sentido, porém os ensinamentos não são muito fáceis de praticar em nossa realidade. Mas, de acordo, com a possibilidade de cada um o que puder ser incorporado é um benefício.

Aproveitando o clima comprei um garam masala para testar algumas receitas. Ele pode ser achado em lojas de especiarias ou compre as especiarias e faça a receita de sua preferência.


Comprei no Walmart U$3.

Fiquem saudáveis!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©