18/04/2015

Egito: o pacote

Luxor.

Se você acha que Egito é só pirâmides, você realmente precisa conhecer melhor o país. No post geral do Egito eu bati muito na tecla do pacote, não ganho nada com isso e nem estou fazendo propaganda de nada, é uma questão de segurança, conforto e agilidade até porque se locomover por lá sozinho não é das coisas mais fáceis. O meu pacote da Travel Talk foi adquirido na STA em Londres e haviam três opções: felucca, cruzeiro e terrestre. Eu fui de felucca, a opção da maioria, apenas dois casais não foram, mas é bem roots: banho no Nilo e moitinha. É divertido, é um acampamento flutuante, leve saco de dormir, outra situação me informaram que não precisava. Se essa não é a sua cara vá de cruzeiro, se eu voltasse seria minha opção. A experiência da felucca é super válida, poderia haver um dia ou uma tarde velejando no pacote, independente de opção. Cruzeiro é legal, mas no geral, o navio conta mais quando se faz um cruzeiro em destinos corriqueiros, em outros lugares o show fica por conta do lugar e com certeza é o caso do Egito, em geral eles não são tão luxuosos, mas são confortáveis. Eu vi muitos navios no rio e do balão e jantei uma noite num deles.


Também recomendo o upgrade do pacote, ele inclui algumas atividades extra como passeio de camelo, mas o melhor é a cabine no trem, servem comida, tem uma pia e cama. Se for nas poltronas, além de não ter comida, precisa ficar vigiando seus pertences e não deve ser o melhor dos ambientes para quem tem dificuldade para dormir. O trem conta com um vagão restaurante, mas o banheiro é fora da cabine e não é a coisa mais agradável, evite beber muito. Confesso que teve atividade extra que não recebi e o guia ainda teimou comigo que não tinha, que foi o passeio de carruagem.


 

Alguns pacotes podem incluir visitas a oásis, atenção se for viajar por conta, verifique tudo muito bem, pois além de locomoção e segurança, estará no deserto. Se tiver tempo e puder fique mais tempo, vá ao litoral, os locais mais comuns são Dahab, Sharm el-Sheikk e Hurghada. Visite também Alexandria, nem sempre está nos pacotes, mas pode ser oferecida separadamente, por lá também há praias. Neste post comentei sobre esses locais, eu recomendo.



Antes de falar do pacote em si, eu cheguei uma noite antes e depois da alegria de chegar no Egito, comprar meu visto e colar no passaporte estou lá na esteira que gira, gira e nada e chega aquela pessoa te chamando pelo nome. O meu erro foi que eu quis trazer apenas uma carry on exatamente para não despachar e ter problemas, mas eu levei cosméticos maiores e precisei despachar. Então o dia seguinte eu passei passeando pelo Egito com um taxista tentando comprar algo, acontecem aquelas coisas como te levarem em locais para turistas e tal, mas tendo em vista que não tive muita sorte em achar roupas, devia ter ido para Alexandria assim mesmo, quem sabe por lá fosse até mais fácil de comprar. Então faça diferente leve uma mala maior e uma carry on para não ser pego desprevenido.



Esse é o mapa do percurso do pacote, esse básico são 9 dias, mas não contempla Alexandria e nem o litoral. Se quiser mergulhar e conhecer o pacote dura 15 dias, mas vale a pena, eu só não fiquei porque tinha viagem comprada e ainda ia sair de Londres.

Dia 1 - Cairo: jantar no navio.
Dia 2 - Cairo, Assuã: pirâmides Quéops, Quéfren, Miquerino e Sakkara, Esfinge de Gizé. Entrar na pirâmide, andar a camelo e embarcar no trem.
Dia 3 - Assuã: represa de Assuã e Templo de Filae. Jantar núbio.
Dia 4 - Assuã: Abu Simbel e embarque na felucca.
Dia 5 - Assuã: navegando de felucca no Nilo.
Dia 6 - Luxor: desembarque da felucca e visita aos templos de Kom Ombo e Edfu. Noite no pub irlandês.
Dia 7 - Luxor, Cairo: voo de balão, visita ao Vale dos Reis e aos Templos de Luxor, Karnak e Hatshepsut e embarque no trem.
Dia 8 - Cairo: city tour passando no Museu do Cairo, Igreja Suspensa, Citadela do Cairo e Khan El Khalili. 
Dia 9 - Cairo: partida.

A viagem é corrida, tem que acordar cedo e não tem muito tempo livre, a maioria das atividades ocorre como planejado, mas nem todas. Mas vale a pena, agora se você quer relaxar vá ao litoral, onde tem resorts. Atenção aos sapatos por causa da areia e aos seus pertences, esqueci os perfumes no hotel e segundo funcionários eles não ficaram lá.

Começa pelo Cairo, com jantar num navio com direito a shows típicos de dança sufi e do ventre. A vista noturna do navio é linda! No dia seguinte (já com a mala, ufa!) as pirâmides mais famosas e a Esfinge, mediante compra de ingresso pode entrar em alguma pirâmide, não se vê nada demais porque só sobe, se for vá na maior ou melhor disponível. Por lá há show noturno disponível. Embarcamos no trem à noite e como o meu era diferente dos demais cheguei em Assuã antes e fui caminhar pelos arredores do hotel e conheci o mercado, que dizem ter preços melhores. O bacana de lá é que por ser uma cidade menor você pode andar tranquilamente sem ser abordado, em Luxor também é possível caminhar, mas não é a mesma tranquilidade. Vale a pena visitar a Vila Núbia e fazer compras por lá, tem ótimos preços. No roteiro tinha o jantar núbio, que é bacana porque você ajuda os locais e tem um contato maior com a cultura local, na casa que fui eles criavam jacarés filhotes.  A comida era bem similar a nossa, conforme fotos abaixo.



Abu Simbel é um passeio extra, mas é obrigatório, é fantástico, você terá a oportunidade de conhecer o deserto, o Lago Nasser e os templos, que foram remontados por causa da inundação e por isso os dois das em que o sol entra no santuário foram antecipados para 21 de fevereiro e 21 de outubro. Por lá também tem show noturno. O voo de balão também é uma oportunidade única e um modo fantástico de explorar o local. O tour no Cairo é meio corrido, mas para mim o ponto alto foi o Museu do Cairo, muita história para ser vista. Confiram outros posts sobre o Egito aquiaqui, veja as considerações finais e bon voyage.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©