13/12/2014

Panela elétrica de arroz da Oster


Já fiz um post sobre panelas elétricas e como fiz risotto, aproveitei para fazer uma resenha da minha panela elétrica. Comprei uma Oster, elas são as únicas que oferecem a função refogar. Há algumas opções de tamanho, mas todas têm tampa de vidro, vem com medidor e colher. A pequena, com capacidade de 3 xícaras é linda e parece brinquedo, vem com bandeja de vapor e sem função refogar, disponível em vermelho e chumbo, seus preços podem variar conforme a cor. Consideração a questão das xícaras, a referência é o medidor que vem com ela. A pequena é realmente pequena e não sei se caberiam mesmo 3 xícaras de arroz.


As opções maiores oferecem função refogar e não vêm com a bandeja de vapor, com capacidade de 1,2 ou 1,8 litros. A diferença tanto de tamanho, quanto de preço é pequena, optei pela maior. Seja qual for o tamanho escolhido a primeira providência após a compra é um adaptador, porque o plug tem 3 pinos, os fabricantes podiam informar sobre isto para ajudar. Eu tenho alguns adaptadores universais e eles me salvam muitas vezes. Aqui todas as partes e detalhes da panela, cujo funcionamento é muito simples. A panela custa a partir de R$ 108 e a bandeja R$ 18.


Luz vermelha para refogar, laranja para cozinhar e verde para manter aquecido.

A função refogar é fantástica, diminui o tempo de cozimento, funciona bem, inclusive para alimentos duros como batatas. A função refogar é acionada por botão e precisa ser desligada, a troca entre cozimento e aquecimento ocorre automaticamente, mas também há uma alavanca para isso. O cabo é bem curto e a panela em si fica solta, com o tempo deve arranhar devido ao contato com o metal. A bandeja possui furos grandes e alimentos pequenos podem passar, furos menores ou um sistema de tela seria melhor. Eis o risotto em todas as suas etapas: refogando, cozinhando, mantendo aquecido e pronto.



A tampa de vidro é muito útil, apesar de ter lido alguns comentários sobre líquido escorrendo e sujeira. Nunca havia feito arroz na panela porque não é das minhas comidas favoritas, foi então que fiz gohan (arroz japonês): ocorrem barulhos e vaza água, algo semelhante a uma penela tampada cozinhando macarrão, mas em menor quantidade. Ainda assim é mais fácil limpar essa panela e o balcão do que o fogão. Fiz duas vezes, o arroz ficou al dente, preciso fazer experiências sobre quantidade de água e tempo. É necessário colocar um pouco mais de água para não ressecar ou queimar no fundo e cozinhar por mais tempo para ficar macio. Esse ponto do arroz pareceu ideal para risotto, na próxima vez vou testar fazer o arroz e acrescentar os ingredientes.


Estou satisfeita, a panela é rápida, versátil, faz pouca sujeira, não suja fogão e é fácil de limpar. Só não sei se é a melhor opção para quem foca no arroz. Já fiz risotto, carnes e sopa e funcionou muito bem. O triste nela é que não serve para fazer pipoca. Se tiver dúvidas sobre qual panela escolher, este link pode te ajudar. Bon appétit!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©