15/05/2015

Viva a temporada do pinhão

Eu adoro pinhão e aprendi a gostar lá na fonte quando morei no Sul. Por lá vira até evento; a Festa do Pinhão ocorre em Lages entre maio e junho. Mas também tem evento em cidades como Cunha, Visconde de Mauá e Santo Antônio do Pinhal. Mas não é só a gente que festeja não, muitas aves também gostam.

Foto de Luiza Paes.
A primeira dica quando se fala em pinhão é quanto mais claro mais novo e que se eles estiverem furados ou soltos não estão bons. O chato do pinhão é descascar, tem algumas dicas sobre isso, mas sinceramente para mim o que vale é um bom descascador, o melhor que eu conheço até agora é o pinholino. Ele é caro, mas para quem consome bastante compensa e tem na Multicoisas. Existem outros modelos de madeira com e sem lâmina e tem um que se assemelha a um alicate, aliás tem quem use alicate.



Mas por aqui eu faço meu próprio festival do pinhão, a minha mais tradicional é a paçoca (salgada), mas também tem entrevero, kibe, strogonoff, tapioca, pizza, molho, bolo... Ao cozinhar o pinhão você precisa ter em mente o que irá fazer com ele porque caso congele ou guarde na geladeira e vá processar depois ele vira farinha. Por outro lado se for processar no dia do cozimento e bater muito ele vira 


Hoje deixo a receita da "cuca" de pinhão, as aspas porque a cuca mesmo é uma massa de pão, mas em geral bolo com farofa vira cuca. Começando pelo pinhão que tem que ser cozido antes e refrigerado para virar farinha. Você pode triturar fresco ou usar meio a meio.

Bolo:
2 x de pinhão triturado
2 x de farinha de trigo
1 1/2 x de açúcar
1/2 col s de fermento
1 x de leite
1/2 x de óleo
2 ovos
50 g de oleaginosa em pedaços (uso castanha do pará)

Misture todos os ingredientes secos e acrescente os molhados aos poucos. A forma ideal é retangular por causa da farofa.

Farofa:
1/2 x de margarina ou manteiga
1/2 x de açúcar
1 x de farinha de trigo
canela a gosto

Misture tudo e caso necessário acerte algum ingrediente o ponto certo é quando estiver esfarelando. Eu faço a farofa com pinhão também, nesse caso coloque 1 x de pinhão, canela, açúcar e farinha até dar o ponto. Para assar, como a massa é mole, espere até que tenha cozido um pouco e acrescente a farofa e bon appétit! Confira a receita de pudim de pinhão.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©