12/05/2015

Desmistificando o pad thai


Hoje eu vou desmistificar o pad thai. Não se preocupe com receita original ou verdadeira, escolha uma e dê o seu toque. Por exemplo, gosta das coisas mais prontas consulte essa, para fazer os ingredientes separados tem essa e para fazer tudo junto tem essa:


Essa receita (em inglês) é boa porque explica como funciona e te dá opções:


O pad thai é um prato completo nutricionalmente e que apresenta os quatro sabores: doce, salgado, picante e azedo. Seu preparo é muito simples, difícil é achar os ingredientes, portanto anote a receita e ande com ela para ir colecionando os ingredientes. Você tem algumas opções sobre o molho, pode comprar pronto, fazer o seu ou ainda misturar. É uma questão de ingredientes e escolha. Eu gosto de fazer, mas essa receita tem alguns ingredientes como açúcar de palmeira, tamarindo, pasta de camarão, pimenta sriracha, camarão seco, nam plá (molho de peixe tailandês) e por aí vai. 



Algumas dicas, sugiro que utilize açúcar demerara, mascavo ou cristal, o ideal seria óleo de amendoim, mas pode ser de gergelim ou outro óleo vegetal, azeite não. O molho de peixe pode ser substituído por um dashi (pó de peixe), um molho de ostra ou um caldo de peixe, que você mesmo pode fazer. Para a pasta de camarão você também pode fazer um caldo. O molho e esses caldos é bom preparar antes. O tamarindo, pode usar mesmo se você não gostar (eu não gosto), pode comprar a fruta, que por incrível que pareça é mais fácil de achar do que a polpa. Para quem gosta da fruta, vale comprar e fazer até sua própria polpa porque a bandeja é grande. A polpa é mais prática e mais barata e a mais comum é da Brasfrut. O macarrão de arroz recomendado é o talharim, não é muito fácil de achar e nem barato, pode trocar pelo vermicelli ou bifum, eu até prefiro. Preferencialmente utilize o tofu firme e a cebola roxa. Existe essa marca Real Thai, pode ser achada no Sam's Club e no Carrefour e tem o molho pad thai e os noodles. Cuidado para não cozinhar demais o camarão, se preferir faça separado. Separe um pouco de broto de feijão, cebolinha (ou nirá), salsinha e/ou coentro para servir fresco. Eu gosto de camarão, mas pode ser de frango, de porco ou até mesmo misturar. Mas bom mesmo é ter uma quitandinha como essa perto da sua casa que tenha tudo, porque caso contrário precisa ir em vários lugares e ainda corre o risco de não encontrar tudo.


Eu tenho uma pegada japonesa, natural e não curto pimenta, dessa vez fiz com o bifum, acelga chinesa, um mix entre molhos comprados (pad thai, dashi e de ostra). Mas receita é só uma base, porque de acordo com os ingredientes que tiver, pode ir alterando as quantidades e testando o molho, essa serve de 4 a 5 pessoas. Às vezes também uso sambal, que é um molho apimentado tailandês, que eu como não sou fã de pimenta costumo fazer com pimenta americana.

200 g de macarrão de arroz 
250 g de moyashi para refogar (pode separar uma parte para comer fresco)
300 g de camarão
1 cebola roxa picada bem fina
2 ovos
1 couve chinesa
3 colheres de sopa de molho pad thai
3 colheres de sopa de molho de ostra
1 polpa de tamarindo
tofu em cubos (coloquei 3 fatias)
1 sachê de dashi dissolvido no caldo do camarão
gengibre a gosto
cebolinha ou nirá
salsa e/ou coentro
óleo de gergelim
soja torrada


Coloque o macarrão de molho na água morna até que amoleça (ele fica branco) e escorra. Aqueça o óleo e refogue o camarão (guarde o caldo) e deixe-o dourar, reserve. Adicione mais óleo e refogue o tofu mexendo com cuidado até dourar, reserve. Adicione óleo, a cebola e o gengibgre, depois o macarrão e os molhos. Coloque o ovo no cantinho da panela e quando estiver levemente cozido misture, depois acrescente o talo da couve, o moyashi, os temperos que for usar e as folhas da couve para que murchem e desligue. Sirva com soja torrada, moyashi e os temperos frescos e bon appètit!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©