11/10/2014

O que fazer em Havana

Por do sol no Malecón.

Cuba é uma viagem no tempo, mas infelizmente o tempo não parou e em Havana, especialmente em Havana Velha, certos pedaços parecem escombros de guerra. Há muitos prédios em más condições e algumas obras, mas o local transborda história e é apaixonante. A cidade deve ter sido absolutamente esplêndida no seu apogeu. Che Guevara e Hemingway são personagens constantes pela cidade e mesmo pelo país. Os cubanos são guerreiros e lutam para sobreviver, são muito receptivos, simpáticos e adoram brasileiros. Há muito a ser visto, leve um sapato bem confortável, abasteça-se de água e prepare-se para caminhar e enfrentar o calor.


Mapa de Havana Velha do site

Em Habana Vieja, Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco, o ideal é caminhar. Faça um roteiro com tudo que pretende visitar e leve um mapa, é tudo próximo, se começar pela manhã, sua lista não for muito grande e não se demorar demais em nenhum ponto consegue fazer tudo em um só dia. O local é o coração da cidade e é inevitável voltar, não são apenas locais históricos, tem tudo: bares, restaurantes, comércio... Caminhe prestando atenção para não deixar algo interessante escapar. As quatro praças famosas são: Plaza Vieja, Plaza de la Catedral, Plaza de Armas e Plaza de San Francisco de Asís. Estão lá: Edificio Bacardí (mirante com ótima vista), calle Mercaderes, calle Obispo, Bodeguita del Medio, El Floridita, Cámara Oscura, Museo del Chocolate, Museo del Ron e Planetário. Lá tem ainda a calle Brasil e o Museo Maqueta de La Habana Vieja, não pude ver porque simplesmente estava fechado.

Habana Vieja, evento na Plaza de la Catedral e Plaza Vieja.
Castillo de la Real Fuerza na Plaza de Armas e calle Brasil.

Para conhecer outros pontos turísticos da cidade você pode pegar o ônibus turístico T1, é double deck, sai em frente ao Hotel Inglaterra. Se tiver tempo faça o passeio completo e posteriormente volte onde interessar. Verá: o Capitólio (em reforma), o Malecón, o Paseo del Prado, a Plaza de la Revolución, o Cementerio de Cólon, o Acuario Nacional de Cuba e a Universidad de La Habana, que é linda. Visite também o Museo de la Revolución, Paseo del Martí (ou Paseo del Prado, que divide Habana Vieja e Centro Habana), Bairro Chino e os hotéis repletos de história: Hotel Habana Libre e Hotel Nacional. O primeiro foi quartel general durante a revolução de 1959 e o segundo é 5 estrelas, já foi baleado e seus jardins, onde se pode desfrutar um mojito e o Malecón, são abertos ao público. Com sorte pode assistir a um espetáculo no Gran Teatro de La HabanaO Malecón ou Avenida Maceo é um muro de 8 km que vai de Habana Vieja a Vedado, sua melhor parte é na altura do Paseo del Prado, onde há restaurantes e bares. Ideal para aproveitar o fim da tarde, tomar um drink, observar a pescaria e ouvir música cubana.  

Paseo del Prado e Museo de la Revolución.
Bairro Chino e Hotel Nacional.

Fiquei hospedada em Habana Vieja, não tive muitos dias e meu foco foi a região mais central da cidade, mas há mais a ser visto. Centro Habana é o endreço de residência e trabalho da maioria dos cubanos, onde estão os principais museus e prédios históricos da cidade. Vedado, centro político e cultural da cidade, é a região mais moderna, repleta de hotéis, restaurantes, teatros, lojas e cinemas. Vedado tem esse nome porque antes da revolução era proibida a circulação de negros e pobres em certas partes do bairro. A sua rua principal é a calle 23 ou La Rampa, o bairro abriga o Museo Napoleónico, a Praça da Revolução, o Castillo del Príncipe e a universidade. Miramar é a parte mais afastada da cidade, separada pelo rio Almendares e onde estão a Maqueta de La Habana, o aquário, a Marina Hemingway, o Cabaret Tropicana e o Club Habana.

Mapa de Havana do site.

Fui para Havana depois de Varadero, onde são esperadas praias paradisíacas e o meu foco foi praia, portanto não era prioridade ir às playas del esteQuando pesquisei antes da viagem, li sobre uma linha de ônibus que ia até a marina Hemingway, mas ela não existe mais. Claro que poderia ter ido de outra maneira, mas essa era a desculpa que eu precisava para ir à praia, fazer o que, tive que me conformar. Ainda bem que fui, a praia de Santa Maria del Mar é simplesmente divina, para a maioria das pessoas já é fora dos padrões ter praia perto, o que dirá uma praia dessas a apenas 20 km. Para ir até lá pegue a linha T3, que sai do mesmo local que a T1, esse ônibus tem um andar só porque passa pelo túnel. 


Mapa Playas del Este do site.

Conheci um casal que foi para lá 2 dias (aliás, eles têm uma história interessante, viajam no aniversário de casamento e renovam seus votos conforme os costumes locais) e eles recomendaram a parada de Tarará. Nesta área existe um complexo que atende gratuitamente vítimas de Chernobyl, principalmente crianças. Devido a essa experiência Cuba também tratou os goianos vítimas do acidente com césio 137. A maioria recomenda a última parada, onde tem o Hotel Tropicoco, desci lá, fui caminhando pela praia e a minha ideia era voltar para Tarará, mas os horários de ônibus e aquela lagosta simplesmente me impediram de sair de lá, para complicar a minha situação ainda tinha água de coco. O pessoal da barraca é bem prestativo, queria entrar no mar, mas precisava de uma ducha para tirar o sal e eles providenciaram isso. Se voltar para Cuba, certamente quero explorar esta área melhor. Eu havia calculado tudo para pegar o ônibus no horário, mas eis que enquanto estava saindo da ducha passa o ônibus, assim esse dia não rendeu muito, mas a praia valeu!


Praia de Santa Maria.

Esse mesmo ônibus T3 vai até a Fortaleza San Carlos de la Cabaña, mas a menos que queira ir de dia, vá à noite para a cerimônia do Cañonazo, lá dentro há restaurantes, lojinhas e um museu. A cerimônia ocorre todas as noite às 21 horas, antigamente o canhão era acionado para avisar que os portões da cidade estavam fechando. Para ir à noite não tem ônibus, vá de táxi. O local proporciona uma vista fantástica de Havana e ao lado há o Museo Casa del Che (esse não funciona à noite). Deste lado há também o Cristo de La Habana.

Fortaleza de la Cabaña e Cristo de la Habana.

Por fim compras, cuidado com abordagens de cubanos prometendo os melhores artigos. As lojas de hotéis são boas opções e têm produtos diversos. O rum favorito costuma ser o Añejo 7 años, mas se não quiser algo específico compre no free shop. No museu do rum é possível fazer degustação. Chocolates compre no Museo, onde há maior variedade (conserve na geladeira), mas tem até no aeroporto. Para artesanato vá ao Mercado San José, onde há mais variedade e diversidade ou ao Palácio de la Artesania. Para quem gosta de charutos é possível conhecer a fábrica Partagás e um pouco mais sobre o produto, para comprar procure uma loja autorizada como Tienda del Tabac, La Casa del Habano e La Casa del Tabaco. As melhores marcas de café são Cubita, Hola, Turquino, Serrano e Crystal Mountai e são encontradas em supermercados e no aeroporto, se quiser grãos (pode ser moído também) procure a La Casa del Café ou Café Habano. Para perfumes há uma loja artesanal em Havana Velha chamada Habana 1791 (também conhecida como Museo del Perfume), perfumarias, mercados, a calle San Rafael e a calle Obisbo. Para mim os masculinos eram melhores que os femininos, não gosto de perfume doce, gostei muito do Eva. Os cosméticos cubanos são muito elogiados, compre artigos como esmaltes e cremes, a marca Alicia é famosa, visite Tienda Carlos III. Livros podem ser encontrados a bons preços, procure comprar nas livrarias, há uma ótima próximo ao Hotel Vedado.

Se tiver mais dias e quiser visitar outras regiões da ilha consulte o mapa para verificar alguns pontos de interesse.


Mapa de Cuba do site.

Confira os posts sobre Varadero, onde comer em Havana e dicas sobre Cuba. Bon voyage e divirta-se!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©