06/10/2014

Onde comer em Havana

Café da manhã normalmente é mais prático na própria hospedagem, muitas vezes é necessário combinar no dia anterior, mas nada te impede de tomar café em outros locais. Muitos hotéis e até restaurantes oferecem café da manhã. Os hotéis costumam servir mais cedo e uma boa opção é o Hotel Inglaterra, que fica do outro lado da rua do ponto do ônibus turístico. 

Café da manhã cubano.
Café no Hotel Inglaterra.

Hemingway dizia "My mojito in La Bodeguita, my daiquiri in El Floridita". A Bodeguita del Medio não é só uma portinha, são dois andares repletos de paredes assinadas, incluindo uma com fotos de brasileiros. O cardápio da casa também é elogiado e inclui pratos típicos. Outro lugar para um bom mojito é o bar do Hotel Nacional (Vedado). El Floridita é mais requintado e tem uma estátua de Hemingway onde ele costumava se sentar. O rum é a bebida oficial da ilha, há muitas marcas, mas a mais famosa é a Havana Club, existem muitos drinks e até museu do rum com direito a degustação. Outra marca boa para rum é a Santiago de Cuba. Existem algumas opções de cerveja como a Cristal, mais leve e a Bucanero, mais forte, encorpada e um pouco mais escura. É fã de cerveja, experimente a Factoria Plaza Vieja, cervejaria artesanal localizada na Plaza Vieja, onde são produzidas cervejas lager, ale e stout e maltes. A tecnologia é austríaca e pode optar entre caneca ou torre. Se preferir refrigerante tem a tuKola. 



Para beliscos eventuais há frutas facilmente achadas pela cidade, encontrei também uma barraquinha com água de coco (Plaza de Armas). Pode tomar um chocolate gelado no Museo del Chocolate ou testar as pizzas cubanas. Também são fáceis de achar doces como churros e picolés, experimente os sorvetes da Coppelia. Uma vantagem de se hospedar nas casas de cubanos são dicas locais e diferenciadas.

Cubanos comendo tamales (pamonha).

A cozinha cubana é crioula e resulta da mistura de influências europeia, aborígene, africana e yucateca. Os cubanos comem muito porco, mas há frango, gado, peixe e lagosta acompanhados de arroz com feijão, banana ou mandioca e salada. Simples, saborosa e com aquele ar de comida caseira. Alguns pratos típicos são: ajiaco, um tipo de caldo; moros y cristianos, arroz com feijão, lembra um baião de dois (existe o congrí que pode ser com feijão vermelho) e o tasajo, um tipo de guisado. Existem os restaurantes e os paladares, estes são menores ou mais simples, assim denominados por causa do restaurante Paladar da novela Vale Tudo (cubanos adoram novelas brasileiras) e também são uma opção.

O foco não era comer, mas sempre procuro provar sabores locais, como me hospedei em Havana Velha comi por lá mesmo. Los Nardos fica dentro de um prédio, de frente para o Capitólio, porções grandes e excelente custo benefício. Doña Eutimia é pequenino e charmoso, super badalado, localizado na Plaza de la Catedral, mas precisa reservar ou aguardar. Jardin del Oriente, um lindo corredor fresco e repleto de vegetação, preços super em conta, boa comida e fica na Amargura e Oficios. NAO é charmoso, música ambiente super agradável, localizado na Obispo e San Pedro e me apaixonei pelo carrossel. Estive no Bairro Chino, pequeno, mas com algumas opções de comida chinesa, não comi por lá, mas a refeição chinesa de Varadero foi maravilhosa.

Ropa Vieja do NAO.

Entrei no Hotel Sevilla (Paseo del Prado com a Trocadero) e há um stand de livros, simplesmente me apaixonei e comprei um livro de culinária cubana, ele é lindo, um livro com cara de caderno de receitas.


Confira as dicas sobre CubaVaradero e o que fazer em Havana. Bon appétit e bon voyage!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©